quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Reflexão - Acção Social segundo Weber

Ao fazer este trabalho sobre o conceito de Acção Social, fiquei a conhecer Max Weber e perceber a Sociologia como Ciência que estuda a evolução da Sociedade. Pois nunca tinha ouvido falar de Max Weber nem dos seus conceitos de acção social. Para mim foi uma novidade pois nunca tinha estudado estes temas no sentido da lógica.Com este trabalho fiquei a saber mais sobre Sociologia e o que é a acção social em si.

Conceito de Acção Social – Weber


1)Acção Social é aquela que a defende como uma ação que é orientada pelas ações de outros. Isto é, ação social é todo comportamento cuja origem depende da reação ou da expectativa de reação de outras partes envolvidas. Essas “outras partes” podem ser indivíduos ou grupos, próximos ou distantes, conhecidos ou desconhecidos por quem realiza a ação. A idéia central da ação social é a existência de um sentido na ação.


2)A sociologia tenta explicar a forma como a sociedade funciona de uma forma lógica com coerência. Se as práticas individuais não obedecessem a um determinado sentido lógico, não é possível as descrever.



3)Os agentes que Weber se referer são os vários grupos sociais que podem tomar várias acções com intenção.



4)Os agentes em relação ao condicionalismo social como os alunos de classes mais altas têm resultados superiores do que os alunos de classes inferiores. Mas no entanto os alunos de classes inferiores podem ter resultados superiores basta terem força de vontade e empenho.


5)
a) Num casal, as Mulheres geralmente são mais conformistas do que os Homens.

b)Quanto se trata de mudança, os mais idosos são mais conformistas em relação aos mais jovens.

c)Os indivíduos com a escolaridade básica são mais conformistas que indivíduos com licenciatura.



6)Cada vez mais as pessoas pensam em acabar a escolaridade obrigatória por isso, a maioria das pessoas estão a inscrever-se nos Cursos EFA. Ou seja, podemos prever que, se existe um curso em que os alunos poderão terminar os seus estudos num curto espaço de tempo, a sua orientação será para se inscreverem, nesse mesmo curso. Nos cursos EFA existe uma troca de experiências. Nesse caso, os Professores analisam não apenas as funções mas também individual a capacidade do candidato, o tempo para terminar o 12º ano também é menor, e a maior vantagem dos cursos EFA é poder conciliar os estudos com o seu trabalho. A educação é um elemento importante na escolha social porque favorece o êxito do indivíduo.


7)A exclusão social ou a discriminação existe em todo o mundo. Mas em todos os sentidos desde a pessoa ser de cor ou ter sido preso e mesmo os que têm deficiências devem ter as suas oportunidades. Muitos são tão bons ou mesmo melhores que os que não têm qualquer deficiência. Se a estas pessoas lhe dessem uma segunda oportunidade de mostrarem o seu valor muitas empresas ficariam a ganhar e muito. Mas infelizmente essas pessoas continuam a ser discriminadas pela sociedade em que vivemos.

8)
a) As mulheres por norma são mais consumistas que o homem.
b)As pessoas mais novas são mais consumistas que as pessoas mais idosas.
c)Os indivíduos com habilitações escolares mais elevadas consomem mais que os com habilitações escolares inferiores.

Reflexões sobre o documentário "Olhos Azuis"

Este documentário “Olhos Azuis “, achei muito interessante, porque fala-nos de racismo e a discriminação perante os imigrantes no nosso país. O que existe na nossa sociedade com bastante frequência. O preconceito é um conceito sem qualquer fundamento. Mas o documentário também fala-nos de histórias pessoais de vida dos imigrantes que vêem para cá á procura de uma vida melhor e as vezes não a conseguem, e acabam por não arranjar trabalho e viverem na rua, passando fome e frio. Nunca é demais lembrar que a discriminação e exclusão social do ser humano na sociedade, independentemente da raça, sexo e orientação sexual são assuntos que nunca acabam.