Achei bastante interessante este trabalho, porque me fez pensar sobre diversos assuntos sobre as etapas do método científico, pois nunca nos perguntamos sobre como as coisas acontecem. Também fiquei a saber que o método científico é um processo que não tem fim, porque começa sempre por uma observação. Nunca tinha pensado quais os elementos que eram precisos reunir, para dar inicio a uma investigação científica, e também fiquei a saber quais as diferenças entre as ciências sociais e as ciências experimentais.
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Trabalho O bom aluno – Representações científicas
1) Descreva as etapas do métedo científico?
2) Justifique a impossibilidade de utilização do método experimental nas ciências sociais?
3) "O métedo científico é um processo que não tem fim". Comente?
4) Descreva as técnicas de recolha de dados mais frequentemente utilizados em sociologia?
São as observações directas e indirectas.
5) Explicite as diferentes etapas da "análise temática e categorial"?
6) Distinga uma atitude ideológica de uma atitude científica?
7) Distinga conecimento científico de conhecimento vulgar?
Etapa 1: Observação - As investigações científicas começam todas ou quase todas com uma observação, que desperta a curiosidade ou resulta de uma questão.
Etapa 2: Formulação da pergunta - A pergunta tem como objectivo identificar o problema em termos específicos de uma investigação.
Etapa 3: Formulação da hipótese - Uma hipótese é uma suposição desenvolvida, porque quase sempre se baseia nas informações que se arranja sobre um ponto principal.
Etapa 4: Experiência controlada - As experiências precisam de ser fortalecidas de forma a se poder testar uma hipótese específica e devem de ser controladas.Em ciências sociais não podemos fazer experiências porque, vai contra os princípios morais. Muito menos experiências controladas…… Fazemos observação/verificação de dados.
Etapa 3: Formulação da hipótese - Uma hipótese é uma suposição desenvolvida, porque quase sempre se baseia nas informações que se arranja sobre um ponto principal.
Etapa 4: Experiência controlada - As experiências precisam de ser fortalecidas de forma a se poder testar uma hipótese específica e devem de ser controladas.Em ciências sociais não podemos fazer experiências porque, vai contra os princípios morais. Muito menos experiências controladas…… Fazemos observação/verificação de dados.
Etapa 5: Analise os dados e conclusão - Numa experiência, a análise de dados e a sua conclusão são feitos através de dados quantitativos e qualitativos que são reunidos. Essas informações podem ajudar a afirmar ou a recusar uma hipótese.
2) Justifique a impossibilidade de utilização do método experimental nas ciências sociais?
O método científico é um documento influente, com algumas limitações, porque uma hipótese precisa de ser testada e confirmada. As experiências e observações precisam ser capazes de experimentar sensações de renovação. Logo as ciências sociais, não podem usar o método experimental porque respeitamos sempre os valores éticos.
3) "O métedo científico é um processo que não tem fim". Comente?
O método científico é um processo que não tem fim porque, começa sempre por uma observação. A observação é apoiada por pensamentos indutivos que formula uma hipótese, isto é uma convicção que se pensa que seja verdadeira.Depois disso testa-se a hipótese, mas como nas ciências sociais não se pode utilizar o método experimental, logo temos que procurar novos dados para verificar as hipóteses.
4) Descreva as técnicas de recolha de dados mais frequentemente utilizados em sociologia?
São as observações directas e indirectas.
As observações participantes e não participantes.
Os Questionários e entrevistas.
5) Explicite as diferentes etapas da "análise temática e categorial"?
Na análise temática é preciso destacar um assunto, é preciso comparar acções, para ver se existe um conceito que os torne único. Quando temos temas diferentes, é preciso encontrar semelhanças que possa haver entre eles. Na interpretação dos dados, é preciso voltar aos padrões teóricos, importantes para a investigação, pois eles dão-nos a estabelecer como objectivo para o estudo. A relação entre os dados obtidos e o fundamento teórico é que vai dar sentido à interpretação.Na análise categorial, na maioria dos procedimentos de análise qualitativa estabelece-se em volta de categorias. A categoria é uma forma de conceito, uma forma de pensamento. As categorias são uma influência indirecta da realidade, sendo um resumo, num dado momento, do saber. Assim se modificam constantemente, pois como a realidade. Na análise de conteúdo, as categorias são indicações ou classes que juntam um grupo de elementos em causa de características comuns.
6) Distinga uma atitude ideológica de uma atitude científica?
A atitude científica distingue-se da atitude ideológica pelo facto de estudar a realidade de forma objectiva, procurando determinar causas e relações entre os fenómenos, ao contrário da atitude ideológica que define juízos de valor relativamente ao objecto em estudo. A atitude ideológica é subjectiva ao contrário da científica, porque apresenta factos apelando a ideias pessoais e à consciência pessoal
7) Distinga conecimento científico de conhecimento vulgar?
Todos nós temos ideia da realidade, memo sem fazer algum tipo de estudo, logo é chamado de conhecimento vulgar ou de senso comum. Por outro lado temos o conhecimento científico, é o estudo que se faz sobre algo, todos os resultados são baseados em uma pesquisa através de métodos científicos.
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STC - uc7 - Saberes Fundamentais
Auto-retrato
De nome Pedro e cabelo espetado,
Nascido em Lisboa e olhos castanhos,
Estatura média mas não anafado,
Bem constituído e de sorrisos meigos.
Conhecido por advogado do diabo,
Com mau feitio e meio refilão,
Não deixo de ser divertido e aluado,
E sempre com o computador à mão.
Agora que estou no desemprego,
O tempo a mim já não me falta,
Venho para a escola vejo me grego,
Mas no fundo divirto-me com a malta.
Nascido em Lisboa e olhos castanhos,
Estatura média mas não anafado,
Bem constituído e de sorrisos meigos.
Conhecido por advogado do diabo,
Com mau feitio e meio refilão,
Não deixo de ser divertido e aluado,
E sempre com o computador à mão.
Agora que estou no desemprego,
O tempo a mim já não me falta,
Venho para a escola vejo me grego,
Mas no fundo divirto-me com a malta.
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Mito da Caixa de Pandora
A caixa de Pandora é uma expressão muito utilizada quando se quer fazer referência a algo que gera curiosidade, mas que é melhor não ser revelado ou estudado, com medo de se vir a descobrir algo terrível, que possa fugir do controlo. Esta expressão vem do mito grego, que conta sobre a caixa que foi enviada com Pandora a Epimeteu. O início da lenda da Caixa de Pandora, remete-nos à antiga Grécia e a Prometeu, um homem que se atreveu a desafiar o poder dos Deuses, trazendo ao conhecimento dos outros homens, o segredo mais bem guardado pelo Olimpo. O fogo, elemento de vida e de iluminação nos homens, era um segredo retido e guardado por Júpiter, que o escondia como forma de assegurar o seu domínio e supremacia sobre os simples mortais. Sem esse elemento, nada mais diferenciaria os Deuses dos Homens. Ao ver exposto e partilhado o seu frágil elemento de poder, sentindo-se vulneráveis e ameaçados nos seus domínios, os Deuses entraram em pânico. Zeus decidiu vingar-se do ladrão (Prometeu) e dos beneficiados com o fogo (a humanidade), resolveu criar a mulher com a ajuda dos deuses, nela cada um dos deuses pôs uma de suas qualidades, entre elas a beleza e a inteligência e deu-lhe o nome de Pandora. Então Zeus enviou-a como presente para Epimeteu. Pandora fingir-se inocente, sua arte, e perspicácia e dons divinos, iludem Prometeu que, apesar de ter sido avisado, deixou-se enganar por esta. Cumprindo a sua missão, na melhor altura, Pandora abre a caixa, de onde sai uma nuvem negra, com todos os males lá colocados; a intriga, o ódio, a inveja, a vingança, etc... No entanto, quando fecha a caixa, pensando já estar vazia, Pandora não repara que no fundo da mesma ficou o último e o mais importante, o destruidor da Esperança, permitindo assim, que a esperança continuasse a existir entre os homens. A consequência deste acto, reza a lenda, que foi a perda da inocência e do Paraíso. Mas se assim não tivesse sido, talvez não tivéssemos crescido. Não se sabe se Pandora se arrependeu ou fugiu, ao verificar a consequência de seus actos. Mas parece que se prepara para fugir….Por isso a mulher ficou conhecida como o grande mal da humanidade
Valha-nos a esperança não ter morrido, pois o seu veneno ficou no fundo de uma caixa em Óbidos, para nunca mais ser aberta…
Valha-nos a esperança não ter morrido, pois o seu veneno ficou no fundo de uma caixa em Óbidos, para nunca mais ser aberta…
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