Etapa 1: Observação - As investigações científicas começam todas ou quase todas com uma observação, que desperta a curiosidade ou resulta de uma questão.
Etapa 2: Formulação da pergunta - A pergunta tem como objectivo identificar o problema em termos específicos de uma investigação.
Etapa 3: Formulação da hipótese - Uma hipótese é uma suposição desenvolvida, porque quase sempre se baseia nas informações que se arranja sobre um ponto principal.
Etapa 4: Experiência controlada - As experiências precisam de ser fortalecidas de forma a se poder testar uma hipótese específica e devem de ser controladas.Em ciências sociais não podemos fazer experiências porque, vai contra os princípios morais. Muito menos experiências controladas…… Fazemos observação/verificação de dados.
Etapa 3: Formulação da hipótese - Uma hipótese é uma suposição desenvolvida, porque quase sempre se baseia nas informações que se arranja sobre um ponto principal.
Etapa 4: Experiência controlada - As experiências precisam de ser fortalecidas de forma a se poder testar uma hipótese específica e devem de ser controladas.Em ciências sociais não podemos fazer experiências porque, vai contra os princípios morais. Muito menos experiências controladas…… Fazemos observação/verificação de dados.
Etapa 5: Analise os dados e conclusão - Numa experiência, a análise de dados e a sua conclusão são feitos através de dados quantitativos e qualitativos que são reunidos. Essas informações podem ajudar a afirmar ou a recusar uma hipótese.
2) Justifique a impossibilidade de utilização do método experimental nas ciências sociais?
O método científico é um documento influente, com algumas limitações, porque uma hipótese precisa de ser testada e confirmada. As experiências e observações precisam ser capazes de experimentar sensações de renovação. Logo as ciências sociais, não podem usar o método experimental porque respeitamos sempre os valores éticos.
3) "O métedo científico é um processo que não tem fim". Comente?
O método científico é um processo que não tem fim porque, começa sempre por uma observação. A observação é apoiada por pensamentos indutivos que formula uma hipótese, isto é uma convicção que se pensa que seja verdadeira.Depois disso testa-se a hipótese, mas como nas ciências sociais não se pode utilizar o método experimental, logo temos que procurar novos dados para verificar as hipóteses.
4) Descreva as técnicas de recolha de dados mais frequentemente utilizados em sociologia?
São as observações directas e indirectas.
As observações participantes e não participantes.
Os Questionários e entrevistas.
5) Explicite as diferentes etapas da "análise temática e categorial"?
Na análise temática é preciso destacar um assunto, é preciso comparar acções, para ver se existe um conceito que os torne único. Quando temos temas diferentes, é preciso encontrar semelhanças que possa haver entre eles. Na interpretação dos dados, é preciso voltar aos padrões teóricos, importantes para a investigação, pois eles dão-nos a estabelecer como objectivo para o estudo. A relação entre os dados obtidos e o fundamento teórico é que vai dar sentido à interpretação.Na análise categorial, na maioria dos procedimentos de análise qualitativa estabelece-se em volta de categorias. A categoria é uma forma de conceito, uma forma de pensamento. As categorias são uma influência indirecta da realidade, sendo um resumo, num dado momento, do saber. Assim se modificam constantemente, pois como a realidade. Na análise de conteúdo, as categorias são indicações ou classes que juntam um grupo de elementos em causa de características comuns.
6) Distinga uma atitude ideológica de uma atitude científica?
A atitude científica distingue-se da atitude ideológica pelo facto de estudar a realidade de forma objectiva, procurando determinar causas e relações entre os fenómenos, ao contrário da atitude ideológica que define juízos de valor relativamente ao objecto em estudo. A atitude ideológica é subjectiva ao contrário da científica, porque apresenta factos apelando a ideias pessoais e à consciência pessoal
7) Distinga conecimento científico de conhecimento vulgar?
Todos nós temos ideia da realidade, memo sem fazer algum tipo de estudo, logo é chamado de conhecimento vulgar ou de senso comum. Por outro lado temos o conhecimento científico, é o estudo que se faz sobre algo, todos os resultados são baseados em uma pesquisa através de métodos científicos.
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